terça-feira, 30 de outubro de 2007

Todos os dias quanto acordo...

...e saio de casa, a cena é a mesma - o engarrafamento em direção ao Rebouças está próximo ou, por vezes, à porta do meu prédio. Imagem que estraga a cena maior, da Lagoa num dia de sol ou chuva, não importa, sempre linda.

Mas me acostumei com isso - sigo naquele trecho de pouco mais de três quilômetros até o túnel ouvindo música, durante não menos que vinte minutos de trânsito lento.

Hoje, não tinha carro na porta de casa. Não tinha trânsito até o túnel, que alcancei de uma esticada só, em menos de um minuto. Incrível.

Todos os dias quando vou pra Bonsucesso, vejo um fluxo enormemente maior na direção contrária. No Rebouças. Na Linha Vermelha. Na Avenida Brasil. No Aterro. Na Perimetral. Não importa o caminho - na Linha Amarela, agora, tem até faixa reversível até dez da manhã pra desafogar o trânsito na direção da Zona Sul e Centro.

Pois bem. Aí o quê a estúpida da prefeitura faz quando decide rebrir um dos túneis do Rebouças? Bota esse túnel com mão pra ZN das 5 às 15, e depois, com mão invertida, das 16 em diante. Tudo, claro, pra atender quem mora na Zona Sul.

Hoje a cidade terá mais um dia como ontem, com Avenida Brasil parada, Linha Vermelha sentido Centro parada... ah, mas na primeira página do O Globo, claro, a foto e a manchete são do Santa Bárbara "sofrendo as consequências, engarrafado o dia inteiro".

Salve a burguesia, salve o César Maia, salve a ignorância humana.



Esse absurdo me lembra, claro, o "Caos Aéreo" - expressão adotada por tvs e jornais pra vender notícia, que é o objetivo de todo veículo de comunicação. Durante meses tivemos que conviver com páginas e mais páginas de "denúncias", minutos e mais minutos de declarações na tv, de autoridades, de autoritários, de gente comum. Ôpa, "gente comum"? Será mesmo que quem anda de avião nesse país é gente comum?

O caos aéreo fez a burguesia esperar horas em aeroportos, passar pelo absurdo de ter que dormir no chão por vezes - meu Deus, coitada da burguesia!

Agora eu pergunto: o tal caos aéreo passou? Os aviões não continuam subindo e descendo com atraso? O Sindacta não continua com os mesmos radares e computadores obsoletos? Os controladores de vôo não seguem ganhando um salário de fome em vista à sua responsabilidade?

Então, porra, por que ninguém fala mais disso?

Porque é notícia velha, não vende mais, cansou. Vamos agora falar do túnel, do engarrafamento no Santa Bárbara, da nova campanha do O Globo sobre a violência no trânsito - ôpa, essa já acabou também, mal vi passar.



Serviço de utilidade privada do 021: Sheila Mello, 29 anos, é a capa da Sexy deste mês, edição que comemora os 15 anos da revista. Pago pau mesmo. Sheila Mello é top 5 all time.