sexta-feira, 20 de junho de 2008

Conto de fadas verde.

Eu tive a felicidade de ter duas paixões que improvavelmente acabaram sendo do mesmo tamanho e importância em minha vida - o Flamengo e o Chicago Bulls. Pra muitos, isso pode parecer uma quase heresia. Mas não pra mim, que amo basquete e tive a sorte de acompanhar a carreira de um tal MJ desde o início. Só eu sei como foi bom comemorar cada um dos seis títulos dos Bulls. Uma época de ouro, em que meu ídolo vestia sua capa de super-herói e simplesmente jamais me desapontava (ok, estou descontando a meia-temporada logo após o retorno de sua aventura nos campos de beisebol).

Depois que Ele parou eu continuei torcendo pelos Bulls com o mesmo ardor, mas jamais com a mesma alegria. Os jogos na tv rarearam, as vitórias escassearam, quando parecia que o time começaria a dar a volta por cima, nesse ano, a casa caiu... ok, ok, temos a primeira escolha no draft na semana que vem e, venha Beasley ou Rose (prefiro o último), as coisas tendem a melhorar. Mas isso tudo é só pra dizer uma coisa - a conquista do Boston Celtics, nessa semana, me fez reviver sentimentos que não tinha desde 1998, ano do último título em Chicago.

Eu confesso: torci. Torci muito. E não torci porque odeio os Lakers e desprezo o Kobe. Torci pela felicidade alheia. Torci por causa de vários nomes. Garnett. Allen. Pierce. Rondo. Até Powe.

Esse título dos Celtics foi conquistado por conta não de táticas, Xs & Os ou mesmo talento. O time dos Lakers, pra mim, ainda é mais equilibrado. Mas não teve, em momento algum, o mesmo desejo, o mesmo tesão. Ninguém queria mais essa conquista que Garnett, Allen e Pierce. Foi na base do desejo, da paixão genuína, que esses caras venceram.

Pra entender isso, basta entrar na página da espn e buscar dois vídeos imperdíveis. Num, Michelle Tafoya entrevista os três craques juntos (http://sports.espn.go.com/broadband/video/videopage?videoId=3450943&categoryId=3419075&n8pe6c=2). No outro, Garnett bate um papo com o Senhor Bill Russell (http://sports.espn.go.com/broadband/video/videopage?videoId=3450593&categoryId=3419075&n8pe6c=2). Um mais emocionante que o outro.

Como essa conquista. Sob o perigo de parecer piegas, posso afirmar que foi a história mais bonita que já vi no basquete. Pois enquanto nos títulos dos Bulls era a obsessão de um homem que puxava outros onze, desta vez, foi a paixão de um trio por um objetivo único que elevou todo um time. E, como o próprio Paul Pierce disse, essa mentalidade em Boston mudou da noite para o dia por conta da chegada do Garnett.

Por isso foi tão emocionante. Por isso foi tão mágico acompanhar os momentos depois da comemoração quanto dos jogos em si. Ficar feliz pela felicidade desses caras.

O desejo é a força que move a vida. Eles simplesmente desejaram esse título mais que os Lakers ou qualquer outro time.